FactPlus
  • 01. O que é o FactPlus?

    O FactPlus é um programa de facturação online. A aplicação nasceu da necessidade de muitas empresas e empresários em nome individual utilizarem métodos manuais e pouco automátizados. Com um programa de facturação intuitivo, simples, de fácil utilização e alternativo aos softwares existentes no mercado, que são importados de outros países com altos preços de licenciamento. Uma das grandes vantagens do FaxtPlus é não precisar de ser instalado no computador. Pode aceder-lhe pela Internet, onde e quando quiser, já que foi desenvolvido em Cloud, tornando-se no primeiro SaaS (Software as a Service) de facturação em Angola.

  • 02. Como acedo ao FactPlus?

    Para utilizar o programa de facturação FactPlus basta aceder a app.factplus.co.ao. Caso ainda não tenha conta, pode criar uma conta gratuita por 30 dias, sem contrato ou qualquer tipo de fidelização.

  • 03. Tenho de instalar o FactPlus no meu computador?

    Não. O FactPlus está disponível através dos nossos servidores, e não pode ser instalado. Nós asseguramos os servidores, segurança e actualizações, não tem de se preocupar com nada. Mesmo que um dia o seu computador avarie, a sua facturação estará sempre segura e acessível noutros dispositivos.

  • 04. Por que é que o FactPlus não dá suporte por telefone?

    A principal razão prende-se com a grande maioria dos assuntos a que damos suporte exigirem alguma investigação, testes ao produto que por vezes têm de ser reportados à equipa de desenvolvimento. O preço das comunicações móveis são elevados, é improdutivo estar 30 ou 40 minutos ao telefone com um cliente impedindo de dar apoio a outros. Os temas são sensíveis e por isso queremos ter todo o histórico que mantemos com o cliente, assim mantemos todos os registos do emails que nos enviar.

  • 05. Os meus dados estarão seguros?

    Essa é a pergunta que quase todos fazem quando percebem que os seus dados estão na Cloud. Todos os dados enviados do e para o FacPlus são cifrados com cifra de 256-bit, a mesma utilizada nos sistemas de Internet Banking. Esta é uma medida ainda mais importante se partilhar a rede com outras pessoas. Além destas medidas, efectuamos backups (cópias de segurança) diários, assegurando sempre a informação dos nossos clientes.

Pagamento | Configurações
  • 01. Como efectuo o pagamento para activar a minha conta ?

    Após seleccionar o seu plano no FactPlus e criar a sua conta, recebe uma mensagem no seu telemóvel e no seu email informações sobre o pagamento. O pagamento deve ser feito no multicaixa, seleccione: Pagamentos e de seguida Pagamento de Serviços, depois só tem que introduzir a Entidade, Referência e Valor.

  • 02. Como posso Personalizar os meus documentos?

    Sim, no programa de facturação FactPlus, pode adicionar informações de rodapé, observações,inserir o logótipo da sua empresa e os respectivos dados bancários. Basta aceder ao separador de Personalização de documentos dentro do menu Configurações.

  • 03. Posso adicionar o logótipo da minha empresa às facturas?

    Para adicionar o logótipo da sua empresa: Aceda a Configurações na sua conta, No menu Personalização de Documentos poderá escolher inserir o ficheiro de imagem no campo Logótipo, Os formatos de imagens suportados são PNG e JPG e o tamanho do ficheiro não deverá ultrapassar os 200kb. A altura e largura da imagem não deverão exceder os 1000 píxeis.

  • 04. Posso adicionar os dados bancários na factura?

    Acedendo à página de Personalização de Documentos, dentro de Configurações, poderá adicionar a informação bancária (NIB, IBAN, SWIFT) no campo Dados bancários nos documentos. Para terminar, clique em Guardar.

  • 05. Como adicionar informação ao rodapé?

    Para adicionar texto em rodapé terá de: Aceder a Configurações Personalização de documentos;
    Adicionar o texto no campo Rodapé.
    O campo tem um limite de caracteres, por isso, se adicionar mais caracteres do que os suportados, o seu texto poderá ficar cortado.

Contas
  • 01. Como criar um conta no FactPlus?

    Para criar a sua conta aceda à página da aplicação e preencha com os seus dados. Pode usufruir de 30 dias de período experimental gratuito.

  • 02. Como alterar o meu e-mail de acesso ao software?

    1. Aceda a Conta, no topo da página;
    2. No menu Utilizadores, clique em Meu Perfil;
    3. Altere o email;
    4. Confirme esta alteração com a sua palavra-passe no campo Confirmação;
    5. Clique em Guardar.

  • 03. Como alterar a minha palavra passe?

    1. Aceda a Conta, no topo da página;
    2. No menu Utilizadores, clique em Meu Perfil;
    3. Introduza a sua palavra passe em Palavra-passe actual;
    4. Introduza a sua nova palavra-passe no campo Nova palavra-passe;
    5. Confirme esta alteração com a sua palavra-passe actual no campo Confirmação;
    6. Clique em Guardar.

  • 04. Como renovar o plano?

    Para renovar o seu plano basta aceder a Conta, no topo da sua página e seleccionar Comprar ou Alterar Plano, conforme pretenda manter o mesmo ou optar por outro.

Facturas
  • 01. O que é uma factura?

    A factura é um documento de valor contabilístico que atesta uma transacção comercial entre duas pessoas ou empresas. Deve conter informação sobre o produto ou serviço prestado, bem como a quantidade e o valor desta transação. Além da factura existem outros documentos de valor contabilístico:
    Venda a Dinheiro;
    Factura-Recibo;
    Notas de Crédito;
    Notas de Débito.

  • 02. Como criar uma factura no FactPlus?

    Para emitir uma factura, siga os seguintes passos: 1. Aceda ao separador Facturas
    2. À direita do ecrã, clique em Nova Factura
    3. Preencha os dados da sua factura e carregue em Guardar como Rascunho
    4. Se estiver tudo correcto, pode clicar em Finalizar, do lado direito do ecrã
    5. Quando o seu cliente fizer o pagamento, poderá clicar em Pagamento/Recibo

  • 03. Como cancelar uma factura no FactPlus?

    Para cancelar uma factura, siga os seguintes passos: Aceda ao separador Facturas; Seleccione o documento que deseja cancelar e escolha Cancelar. Ou Caso não consiga visualizar o botão Cancelar é porque o documento deve estar Arquivado ou já foi marcado como Pago. No primeiro caso, clique primeiro em Desarquivar. No segundo caso, elimine o pagamento e a seguir já poderá cancelar. É obrigatória a inclusão da Razão do Cancelamento para que possa cancelar a factura.

  • 04. Como apagar uma factura no FactPlus?

    Apenas é possível apagar documentos em estado Rascunho. Nesta situação deverá, então, abrir o documento (em rascunho) e clicar no botão Apagar abaixo da barra de menus. Caso a factura se encontre Finalizada não poderá apagar, apenas conseguirá anular o documento através da acção “Cancelar” ou criando uma “Nota de Crédito”.

Itens
  • 01. O que é um item?

    Os itens são os produtos ou serviços que a sua empresa fornece, e que constituem cada linha da factura. Deverá incluir alguns dados como código de item, descrição, preço, percentagem de IVA aplicável, Retenção(Se é aplicável) entre outros.

  • 02. Como criar um item?

    No menu Itens seleccione o botão Novo item, preencha os detalhes do seu item e seleccione Guardar.

  • 03. Como apagar um item?

    Vá ao menu Itens, Seleccione o item que deseja apagar, Clique em Apagar Item, Na janela de confirmação, clique em Apagar. Não poderá apagar itens que já estejam associados a documentos.

Recibos
  • 01. O que é uma recibo?

    Um recibo é um comprovativo de pagamento – deve ser emitido apenas no momento em que receber o dinheiro do cliente. O recibo é um documento com validade fiscal. Pode enviar o original ao cliente e guardar o duplicado, para gerir a facturação e tesouraria da empresa.

  • 02. Como criar um recibo?

    Um recibo é um comprovativo de pagamento. Assim que Marca uma factura como Paga, o FactPlus cria automaticamente um recibo. Para criar um recibo: Aceda à factura que foi paga; Clique em Pagamento/Recibo; Confirme o valor que foi pago, e que deve constar no recibo, e clicar em Registar pagamento e criar Recibo; No menu do lado direito, na área de Saldo, pode aceder ao Recibo.

  • 03. Como emitir uma Factura/Recibo?

    Deve aceder ao separador Facturas, e escolher o tipo de documento que quer emitir: Nova Factura Nova Venda Dinheiro Nova Factura-recibo Preencha os dados do documento, faça Guardar como Rascunho e, caso esteja tudo correcto, escolha Finalizar.