Perguntas e Respostas Frequentes

FactPlus

O que é o FactPlus?

FactPlus é um programa de facturação online.

A aplicação nasceu da necessidade de muitas empresas e empresários em nome individual utilizarem métodos manuais e pouco automátizados. Com um programa de facturação intuitivo, simples, de fácil utilização e alternativo aos softwares existentes no mercado, que são importados de outros países com altos preços de licenciamento.

Uma das grandes vantagens do FaxtPlus é não precisar de ser instalado no computador. Pode aceder-lhe pela Internet, onde e quando quiser, já que foi desenvolvido em Cloud, tornando-se no primeiro SaaS (Software as a Service) de facturação em Angola.

Como acedo ao FactPlus?

Para utilizar o programa de facturação FactPlus basta aceder a app.factplus.co.ao.

Caso ainda não tenha conta, pode criar uma conta gratuita por 30 dias, sem contrato ou qualquer tipo de fidelização.

Tenho de instalar o FactPlus no meu computador?

Não. O FactPlus está disponível através dos nossos servidores, e não pode ser instalado. Nós asseguramos os servidores, segurança e actualizações, não tem de se preocupar com nada. Mesmo que um dia o seu computador avarie, a sua facturação estará sempre segura e acessível noutros dispositivos.

Por que é que o FactPlus não dá suporte por telefone?

A principal razão prende-se com a grande maioria dos assuntos a que damos suporte exigirem alguma investigação, testes ao produto que por vezes têm de ser reportados à equipa de desenvolvimento.
O preço das comunicações móveis são elevados, é improdutivo estar 30 ou 40 minutos ao telefone com um cliente impedindo de dar apoio a outros.
Os temas são sensíveis e por isso queremos ter todo o histórico que mantemos com o cliente, assim mantemos todos os registos do emails que nos enviar.

Os meus dados estarão seguros?

Essa é a pergunta que quase todos fazem quando percebem que os seus dados estão na Cloud.
Todos os dados enviados do e para o FacPlus são cifrados com cifra de 256-bit, a mesma utilizada nos sistemas de Internet Banking. Esta é uma medida ainda mais importante se partilhar a rede com outras pessoas.
Além destas medidas, efectuamos backups (cópias de segurança) diários, assegurando sempre a informação dos nossos clientes.

Contas

Como criar um conta no FactPlus?

Para criar a sua conta aceda à página da aplicação e preencha com os seus dados.

Pode usufruir de 30 dias de período experimental gratuito.

Como alterar o meu e-mail de acesso ao software?

  1. Aceda a Conta, no topo da página;
  2. No menu Utilizadores, clique em Meu Perfil;
  3. Altere o email;
  4. Confirme esta alteração com a sua palavra-passe no campo Confirmação;
  5. Clique em Guardar.

Como alterar a minha palavra passe?

  1. Aceda a Conta, no topo da página;
  2. No menu Utilizadores, clique em Meu Perfil;
  3. Introduza a sua palavra passe em Palavra-passe actual;
  4. Introduza a sua nova palavra-passe no campo Nova palavra-passe;
  5. Confirme esta alteração com a sua palavra-passe actual no campo Confirmação;
  6. Clique em Guarda

Como renovar o plano?

Para renovar o seu plano basta aceder a Conta, no topo da sua página e seleccionar Comprar ou Alterar Plano, conforme pretenda manter o mesmo ou optar por outro.

Itens

O que é um item?

Os itens são os produtos ou serviços que a sua empresa fornece, e que constituem cada linha da factura.

Deverá incluir alguns dados como código de item, descrição, preço, percentagem de IVA aplicável, Retenção(Se é aplicável) entre outros.

Como criar um item?

No menu Itens seleccione o botão Novo item, preencha os detalhes do seu item e seleccione Guardar.

Como apagar um item?

Vá ao menu Itens,
Seleccione o item que deseja apagar,
Clique em Apagar Item,
Na janela de confirmação, clique em Apagar.
Não poderá apagar itens que já estejam associados a documentos.

Pagamento | Configurações

Como efectuo o pagamento para activar o meu plano no FactPlus?

Após seleccionar o seu plano no FactPlus e criar a sua conta, recebe uma mensagem no seu telemóvel e no seu email informações sobre o pagamento.

O pagamento deve ser feito no multicaixa, seleccione: Pagamentos e de seguida Pagamento de Serviços, depois só tem que introduzir a Entidade, Referência e Valor

Os documentos são personalizáveis?

Sim, no programa de facturação FactPlus, pode adicionar informações de rodapé, observações,inserir o logótipo da sua empresa e os respectivos dados bancários.

Basta aceder ao separador de Personalização de documentos dentro do menu Configurações.

Posso adicionar o logótipo da minha empresa às facturas?

Para adicionar o logótipo da sua empresa:

  • Aceda a Configurações na sua conta,
  • No menu Personalização de Documentos poderá escolher inserir o ficheiro de imagem no campo Logótipo,
  • Os formatos de imagens suportados são PNG e JPG e o tamanho do ficheiro não deverá ultrapassar os 200kb.

A altura e largura da imagem não deverão exceder os 1000 píxeis.

Posso adicionar os dados bancários na factura?

Acedendo à página de Personalização de Documentos, dentro de Configurações, poderá adicionar a informação bancária (NIB, IBAN, SWIFT) no campo Dados bancários nos documentos. Para terminar, clique em Guardar.

Como adicionar informação ao rodapé?

Para adicionar texto em rodapé terá de:

  • Aceder a Configurações > Personalização de documentos;
  • Adicionar o texto no campo Rodapé.
  • O campo tem um limite de caracteres, por isso, se adicionar mais caracteres do que os suportados, o seu texto poderá ficar cortado

Facturas

O que é uma factura?

A factura é um documento de valor contabilístico que atesta uma transacção comercial entre duas pessoas ou empresas. Deve conter informação sobre o produto ou serviço prestado, bem como a quantidade e o valor desta transação.

Além da factura existem outros documentos de valor contabilístico:

  • Venda a Dinheiro
  • Factura-Recibo
  • Notas de Crédito
  • Notas de Débito

Como criar uma factura no FactPlus?

Para emitir uma factura, siga os seguintes passos:

  1. Aceda ao separador Facturas
  2. À direita do ecrã, clique em Nova Factura
  3. Preencha os dados da sua factura e carregue em Guardar como Rascunho
  4. Se estiver tudo correcto, pode clicar em Finalizar, do lado direito do ecrã
  5. Quando o seu cliente fizer o pagamento, poderá clicar em Pagamento/Recibo

Como cancelar uma factura no FactPlus?

Para cancelar uma factura, siga os seguintes passos:

  • Aceda ao separador Facturas;
  • Seleccione o documento que deseja cancelar e escolha Cancelar.

OU

  • Caso não consiga visualizar o botão Cancelar é porque o documento deve estar Arquivado ou já foi marcado como Pago. No primeiro caso, clique primeiro em Desarquivar. No segundo caso, elimine o pagamento e a seguir já poderá cancelar. É obrigatória a inclusão da Razão do Cancelamento para que possa cancelar a factura.

Como apagar uma factura no FactPlus?

Apenas é possível apagar documentos em estado Rascunho. Nesta situação deverá, então, abrir o documento (em rascunho) e clicar no botão Apagar abaixo da barra de menus.

Caso a factura se encontre Finalizada não poderá apagar, apenas conseguirá anular o documento através da acção “Cancelar” ou criando uma “Nota de Crédito”.

Recibos

O que é uma recibo?

Um recibo é um comprovativo de pagamento – deve ser emitido apenas no momento em que receber o dinheiro do cliente.
O recibo é um documento com validade fiscal.
Pode enviar o original ao cliente e guardar o duplicado, para gerir a facturação e tesouraria da empresa.

Como criar um recibo?

Um recibo é um comprovativo de pagamento. Assim que Marca uma factura como Paga, o FactPlus cria automaticamente um recibo.

Para criar um recibo:
Aceda à factura que foi paga;
Clique em Pagamento/Recibo;
Confirme o valor que foi pago, e que deve constar no recibo, e clicar em Registar pagamento e criar Recibo;
No menu do lado direito, na área de Saldo, pode aceder ao Recibo.

Como emitir uma Factura/Recibo?

Deve aceder ao separador Facturas, e escolher o tipo de documento que quer emitir:

Nova Factura
Nova Venda Dinheiro
Nova Factura-recibo
Preencha os dados do documento, faça Guardar como Rascunho e, caso esteja tudo correcto, escolha Finalizar.

MORADA

Rua Luís Mota Feu, nº 3-5, 2º Andar A

Luanda - Marginal

Angola

CONTACTOS

Telemóvel: 991 22 17 16 | 938 22 54 57

E-MAIL: info@factplus.co.ao

SUPORTE

E-MAIL: suporte@factplus.co.ao

Telemóvel: 991 22 17 16 | 938 22 54 57
(Das 09:00h às 17:00h, de segunda a sexta-feira)